Introdução

O Mercado Global, e o Mercado Brasileiro em particular, encontram- se sob momentos de elevada transformação e pressão sobre os negócios. As verdades vigentes no que toca a gestão, negócios e definição de caminhos está diariamente posta em causa com o surgimento de novos players, produtos e uma radical transformação no comportamento dos consumidores. Estamos vivendo a maior transformação da história da humanidade.

Nunca como agora a revisão dos pressupostos, verdades e caminhos das empresas se tornou tão relevante e necessária. A capacidade de entender a mudança e ajustar-se a ela em termos de liderança, portfólio e ações a adotar, estão na pauta das empresas que querem sobreviver em tempos conturbados.

A 4ª revolução Industrial e o mundo em mudança

No final do século 17 foi a máquina a vapor. Desta vez serão os robôs integrados em sistemas ciberfísicos os responsáveis por uma transformação radical. E os economistas têm um nome para isso: a quarta revolução industrial, marcada pela convergência de tecnologias digitais, físicas e biológicas

BBC

Estamos a bordo de uma revolução tecnológica que transformará fundamentalmente a forma como vivemos, trabalhamos e nos relacionamos. Em sua escala, alcance e complexidade, a transformação será diferente de qualquer coisa que o ser humano tenha experimentado antes” – Klaus Schwab, autor do livro A Quarta Revolução Industrial.

Klaus Schwab, autor do livro A Quarta Revolução Industrial

A conectividade assumiu o poder, conectando pessoas e empresas de forma permanente.

A conectividade assumiu o poder, conectando pessoas e empresas de forma permanente, potenciando as relações, a troca de informação e o diálogo 24/7 facilitada a partir da convergência tecnológica e do surgimento constante de novas soluções nas áreas de vestimentas, implantes, realidade aumentada, impressão 3D, internet das coisas e inteligência artificial.

Para se adequar à esta tendência, as empresas precisarão se submeter ao mundo digital em processos e produtos. Além disso, precisarão estabelecer padrões ágeis de coleta e tratamento de informação de clientes, mercados e mudanças para apoiar novos produtos e segmentos, estabelecendo uma atuação mais fluida em toda a cadeia de valor.

Em média uma pessoa comum verifica seu telefone mais de

2600

vezes por dia


Fonte: The Mobile Economy 2018 - GSMA

Aplicativo detector de corrupção

Aplicativo “detector de corrupção”

É uma aplicação de ideas lançadas em 2016, na época uma extensão do Google Chrome, que marca de roxo políticos que estão envolvidos em denúncia de corrupção.

A agora na forma de aplicativo, a ferramenta utiliza reconhecimento facial. Basta apontar o celular para uma foto, notícias na TV ou algo do tipo, que o app exibe puxa a capivara" do político em questão.


O 5G

O 5G

É muito mais eficiente lidar simultaneamente com milhares de dispositivos - de celulares a sensores de equipamentos, câmeras de vídeo e iluminação urbana inteligente. Imagine uma tropa de drones contribuindo com missões de busca e salvamento, avaliação de incêndios e monitoramento de tráfego, todos se comunicando sem fio uns com os outros e com bases terrestres por meio de redes 5G. O mundo está se tornando móvel e consumimos mais dados a cada ano, especialmente à medida que aumenta a popularidade do streaming de vídeo e música.


The Sound Shirt

The Sound Shirt

É uma roupa tecnológica que reproduz música clássica para pessoas com deficiência auditiva. O som passa por volumes, linhas, timbres e canais até chegar aos ouvidos dos espectadores, e se torna uma experiência sensorial. A vestimenta funciona a partir da sonoridade de oito instrumentos distintos, captadas pelos microfones. Um software traduz o som em dados, que são enviados via wireless para a roupa. A partir disso, 16 microatuadores incorporados no tecido passam a vibrar conforme a intensidade da música, permitindo um concerto sinfônico em tempo real para surdos.

O mapeamento do corpo é intuitivo na hora de captar as notas. As mais profundas, vindas do baixo, são sentidas na região do tronco, enquanto as mais leves e sensíveis, como de um violino, vão para a área do pescoço e da clavícula. Sentindo literalmente a música correndo ao redor dos membros, os espectadores conseguem compreender a correlação entre o que é apresentado no palco e o que é transmitido pela Sound Shirt.

Clique aqui para ver o case.

Motivada pelo aumento da conexão, a velocidade com que tudo acontece é cada vez maior.

Motivada pelo aumento da conexão, a velocidade com que tudo acontece é cada vez maior. Ao estarmos mais conectados em rede, também conseguimos ter mais poder. Uma pessoa sozinha tem determinada influência, mas quando se junta a um grupo, ganha um poder imparável. A força da sociedade conectada e globalizada está assumindo o seu papel de influenciadora e transformadora do mundo no século XXI.

Existe uma grande oportunidade para atuar em conjunto com influenciadores digitais e comunidades de mercado, posicionando-se como uma marca mais humana e envolvida com grupos relevantes e influenciadores, e a falta deste posicionamento pode resultar em uma perca de receita por parte das empresas.

Segundo estimativas, o número de passageiros de voos comerciais pode atingir

8,2bi

de pessoas em 2037


Fonte: IATA - International Air Transport Association

Loja Colaborativa

Loja Colaborativa

Micro e pequenos empreendedores que vendem produtos autorais não precisam, necessariamente, ter uma lojinha virtual em marketplaces ou participar de feiras e eventos periódicos para expor sua marca. É possível também pagar um aluguel mensal para deixá-la exposta em lojas colaborativas. O conceito já se espalha por diversas cidades do país, como São Paulo, Santo André, Brasília, Porto Alegre e Salvador, e é uma opção para quem não tem dinheiro e nem estoque suficiente de produtos para manter uma loja física.

Na Endossa, que possui 4 lojas em São Paulo (Rua Augusta, Centro Cultural São Paulo, Rua Fradique Coutinho e Galeria Metrópole) e 2 lojas em Brasília (Asa Sul e Asa Norte), qualquer pessoa pode alugar um espaço (“caixas” que são estantes de madeira) entre os mais de 20, de vários tamanhos disponíveis. Por isso, é possível encontrar roupas de designers, óculos de diferentes estilos, bijuterias, objetos para casa e decoração, além de carteiras e bolsas. A curadoria é feita pelos clientes — ou melhor, pelo sucesso ou não das vendas —, já que todo espaço alugado precisa atingir uma meta de vendas a cada três meses e pagar a taxa de administração, que depende do tamanho de cada caixa alugada. Cada compra, portanto, é um endosso do cliente, e assim os consumidores decidem quais marcas permanecem ou acabam dando lugar a outra. Na loja da Augusta, o aluguel varia de 200 a 900 reais.


Au.Dote

Au.Dote

É o primeiro aplicativo de adoção de cães do Brasil. Uma plataforma de Crowdfunding, colaborativa e social que visa proporcionar melhor qualidade de vida para os mais de 20 milhões de cães que hoje precisam de um novo lar no país. E o melhor é que mesmo que você não queria/possa adotar um cãozinho, você pode participar da adoção de milhares, impulsionando as postagens e publicações!

Clique aqui para ver o case.


Banda Cover Gigante

Banda Cover Gigante

Mil fãs de Foo Fighters se reuniram na cidade de Cesena, na Itália, para tocarem juntos a música “Learn to fly”. A “banda cover gigante” publicou um vídeo da ação no YouTube e em menos de um dia, o vídeo já tinha mais de 75 mil visualizações no site. Hoje, já possui mais de 45 milhões de visualizações. A performance de bateristas, guitarristas, baixistas e cantores, comandados por um “maestro”, foi uma maneira inusitada que os fãs encontraram para pedirem um show do Foo Fighters em sua cidade. A ação foi bem-sucedida e a turnê europeia da banda começou exatamente pela cidade de Cesena.

Clique aqui para ver o case.

A expectativa de vida tem aumentado de forma exponencial, registando hoje um aumento de 3 meses por ano.

A expectativa de vida tem aumentado de forma exponencial, registando hoje um aumento de 3 meses por ano. Nos próximos 10 anos, a expectativa de vida aumentará mais de 1 ano por ano. Com a população mundial ultrapassando a marca de 7 bilhões de pessoas, estamos enfrentando uma realidade onde temos mais pessoas vivendo no mesmo período de tempo, criando novas realidades de coexistência entre várias gerações. Hoje é normal encontrar em uma mesma empresa pessoas das várias gerações (Baby Boomers, X, Y e Z também). Isso abre inúmeras oportunidades de negócio e demonstra uma evolução que a humanidade está vivendo.

Observar o segmento com mais de 65 anos como uma grande oportunidade para produtos e serviços personalizados será um diferencial no futuro. Além disso, as empresas precisarão atuar na cultura de gerações para dentro e para fora da empresa, adequando suas políticas e maneiras de trabalho. Por fim, mapear as mudanças demográficas nos estados poderá abrir espaço para a criação de novos segmentos potenciais de mercado.

O Brasil, até 2025, será o sexto país com o

maior número de pessoas

idosas

no mundo


Fonte: Relatório Previsoes sobre a população - ONU / Organização Mundial da Saúde (OMS), Levantamento sociademográfico do IBGE

Vila ConViver

Vila ConViver

Professores da Unicamp criam uma vila para envelhecerem juntos. A Vila ConViver é um modelo de co-housing projetada para docentes da Unicamp acima dos 50, aposentados ou em vias de se aposentar. A disposição das moradias é feita para facilitar a proximidade de seus moradores, com áreas de lazer comunitárias, mas que garantem a privacidade. As pessoas se socializam quando querem, mas há um sentimento de coletividade pelo mesmo tipo de atividade profissional exercida pelo grupo.

Clique aqui para ver o case


Neto de Aluguel

Neto de Aluguel

Cuidado especializado aliado à dedicação e ao carinho que a terceira idade merece. Essa é a proposta do “Neto de Aluguel”, um serviço desenvolvido há três meses pelo técnico em enfermagem Junior Luís Berwanger, de Lajeado. Pessoas de todo o Vale do Taquari são atendidas pelo profissional, que se oferece para acompanhar os clientes em consultas, realizar passeios com eles e fazer atendimentos em domicílio. A proposta, segundo ele, é levar conforto, atenção e fazer companhia a pessoas que, muitas vezes, se sentem sozinhas.

Como funciona?

Ele atende em uma Fiat Doblò, com capacidade para até cinco pessoas, equipada com material de verificação de sinais vitais. São muitas as ofertas do serviço: passeios, acompanhamento em consultas e exames, sessões de fisioterapia e academia, idas ao supermercado, agências bancárias, condução para festas e para a casa de parentes ou amigos. O Neto de Aluguel faz ainda atendimentos domiciliares, dentro da proposta do home care, com a possibilidade de dar banhos e separar medicação para o período de uma semana. A cobrança é de R$ 30,00 a R$ 70,00, dependendo do atendimento. Além disso, o Neto de Aluguel faz passeios para pontos turísticos do Vale do Taquari, além de outras ofertas de viagens longas por demanda.

Os produtos por si só já não têm o mesmo valor de outros tempos.

Os produtos por si só já não têm o mesmo valor de outros tempos. As marcas ainda agregam valor para as pessoas, no entanto, é necessário mais. O consumidor procura algo maior do que um simples produto. Todo o processo de compra deve ser acompanhado por algo único – uma experiência – capaz de estimular os sentidos da pessoa, e criar memórias. A experiência na compra e na utilização de produtos e de serviços deve ser memorável, e deve transformar todo o processo de compra e de consumo em algo prazeroso.

Com isso, as empresas passarão a estabelecer padrões de excelência de atendimento para estágios mais experienciais. Além disso, elas passarão a motivar todos os colaboradores para entregarem experiências e momentos felizes, em todos os pontos de contato com seus clientes possíveis.

Segundo estudo da Walker, as despesas de consumidores com experiências aumentarão de US$ 6,6 trilhões em 2018 para

US$ 8tri

em 2030


Fonte: Walter Information 2018

Experiência na Coréia

Experiência na Coréia

A marca de vestuário The North Face realizou uma experiência emocionante na Coréia. As pessoas eram desafiadas a serem fechadas sozinhas em uma sala. O chão ia se abrindo gradativamente e elas eram obrigadas a se pendurar na parede de escalada. De repente, quando não havia mais chão, um colchão inflável da marca abaixo deles aparecia, e eles deviam se lançar para tentar pegar uma jaqueta. Se conseguissem alcançar a jaqueta em 30 segundos, a peça era delas! De graça!

Clique aqui para ver o case.


Interactive Nike Free

Interactive Nike Free

Para o lançamento do Nike Free, uma nova geração de tênis para corrida, foi criada uma variedade de ferramentas físicas e digitais práticas para ilustrar os benefícios da exclusiva tecnologia Auxetic Sole, estrutura que se expande e se contrai por impacto. Foi criada uma tela flexível e interativa que canalizou a aparência e a flexibilidade da nova tecnologia exclusiva, desafiando os limites entre o físico e o digital. A malha interativa é uma com¬binação de programação visual, som interativo, projeção retroiluminada e rastreamento de profundidade.

A projeção em tecido digital foi exibida pela primeira vez em Londres, Berlim e Madri, durante as sessões de treinamento para especialistas em produtos da Nike. O mesmo tratamento visual foi então aplicado às instalações de varejo conectadas ao Kinect na Nike Town, Londres. Por fim, foi traduzida para um aplicativo, uma interface para iPad e distribuída para 40 especialistas de produtos em toda a Europa para treinar equipes de varejo.


Reinvenção dos Museus

Reinvenção dos Museus

Esqueça o que você entende por museu. Aqueles locais tradicionais, com configurações voltadas exclusivamente para o passado, nos quais a arte era contemplada de forma muito mais exclusiva do que inclusiva. A cada mudança de geração, todos os modelos de negócio existentes precisam ser reinventados – e eles são. Na América do Norte, o Museu Real de Ontário (ROM), de forma inovadora e totalmente disruptiva, abraça a inovação e consegue se transitar e conversar com diversas gerações e públicos. São mais de seis milhões de objetos que vão do início da fundação do mundo até o futurismo.

Suas exposições itinerantes sempre trazem uma reflexão para quem as vê, reflexão esta que nos mostra para onde estamos caminhando. O verão, tão aguardado pelos norte-americanos, é recebido com festa dentro do Museu Real em meio às esculturas de milhares de anos. Quatro andares do museu recebem o evento Friday Night Live, que reúne semanalmente (sempre às sextas-feiras) aproximadamente duas mil pessoas. Uma estrutura com alimentos e bebidas é montada em todos os andares do museu, e bandas ao vivo e DJs se espalham pelo gigante espaço do museu garantindo diversão para jovens e famílias. Uma forma divertida e bem diferente de levar cultura aos mais variados grupos sociais. Um museu clássico, porém, digital.

Compartilhamento representa um movimento de independência das pessoas em relação ao mercado tradicional.

Compartilhamento: é uma expressão genérica, que abrange vários significados, sendo frequentemente usada para descrever atividades humanas voltadas à produção de valores de uso comum e que são baseadas em novas formas de organização do trabalho (mais horizontais que verticais), na mutualização dos bens, espaços e instrumentos (com ênfase no uso e não na posse), na organização dos cidadãos em redes ou comunidades, e que geralmente são intermediadas por plataformas online.

A economia compartilhada contempla 3 possíveis tipos de sistemas:

1. Mercados de redistribuição: ocorre quando um item usado passa de um local onde ele não é mais necessário para onde ele é. Baseia-se no princípio do “reduza, re-use, recicle, repare e redistribua”.

2. Lifestyles colaborativos: baseia-se no compartilhamento de recursos, tais como dinheiro, habilidades e tempo.

3. Sistemas de produtos e serviços: ocorre quando o consumidor paga pelo benefício do produto e não pelo produto em si. Tem como base o princípio de que aquilo que precisamos não é um CD e sim a música que toca nele.

Setores da economia compartilhada crescerão até

63%

por ano até 2025.

Já os setores tradicionais devem crescer, no máximo, 5% em igual período


Fonte: The Sharing Economy: Understanding the Opportunities for Growth (Mastercard)

Ecozinha

Ecozinha

É uma cozinha itinerante, ecológica, artesanal, sem utilização de produtos industrializados e de origem animal. Trata-se de uma experiência gastronômica que busca relações mais saudáveis com a comida e com o dinheiro. A administração da Ecozinha usa um modelo econômico e de negócio baseado de contribuição livre, onde cada pessoa paga o quanto quer pela comida e todos os gastos pelo preparo da refeição são expostos em uma lousa ao lado da mesa.


Instituto Chão

Instituto Chão

O Instituto Chão vende produtos orgânicos e artesanais pelo preço do produtor. Mas é muito mais que isso. Eles são uma experiência socioeconômica: querem, entre outras coisas, provar que é possível eliminar do preço final os custos do ponto de venda. A principal questão é viabilizar um ponto de distribuição onde os produtores não sejam totalmente esmagados pelo poder de barganha dos grandes compradores.


Serviço de Compartilhamento de Bicicletas para moradores de baixa renda

Serviço de Compartilhamento de Bicicletas para moradores de baixa renda

A Citi Bike anunciou uma parceria com a Healthfirst, uma provedora de seguro de saúde local, para oferecer assinaturas com desconto da Citi Bike para os beneficiários do SNAP em Nova York. A maioria dos sistemas de bicicletas compartilhadas ainda está concentrada em bairros de alta renda. Como os sistemas urbanos de compartilhamento de bicicletas trabalham para tornar os passeios mais acessíveis, eles também precisam garantir que as pessoas possam contar com esse meio de transporte a curta distância de suas casas e locais de trabalho, independentemente de onde isso possa ser. E isso também deve impulsionar as cidades para garantir que sua rede de ciclovias seguras e de boa qualidade se estenda a todos os bairros - algo em que todas as áreas urbanas deveriam estar trabalhando.

É fácil prever que tudo será cada vez mais rápido e instantâneo, transformando a realidade que conhecemos numa enorme realidade liquida.

O conhecimento humano em 1900 dobrava a cada 100 anos; em 1945, passou a dobrar a cada 25 anos; em 2014 a cada 12 meses e em 2020 dobrará a cada 12 horas. É fácil prever que tudo será cada vez mais rápido e instantâneo, transformando a realidade que conhecemos numa enorme realidade liquida. Os nossos limites de paciência e espera reduzem à medida que este mundo acelera, elevando o nível de exigência com as empresas, permitindo cada vez menos que estas gastem o nosso tempo com coisas desnecessárias na prestação de serviços. O tempo é cada vez mais precioso e por isso qualquer momento de espera precisa ser recompensado com algo absolutamente único e relevante. Sem tempo a perder a busca faz-se pelo mais rápido, e não necessariamente pelo melhor.

Atuar de forma rápida nas demandas de clientes e parceiros se tornará algo essencial para as empresas, que precisarão agilizar respostas e processos para os mesmos. As empresas precisarão saber medir quais momentos deverão ser atendidos com excelência, e quais precisarão ser atendidos com agilidade.

Segundo cálculos do Insper, o Brasil possui um dos maiores índices de imediatismo para o consumo do mundo, possuindo um beta de

0,26

(a média global é de 0,56)

onde quanto menor o valor encontrado, menor é a “paciência” do consumidor


Fonte: Levantamento realizado por economistas do Insper, a partir de dados do Datafolha - 2017

Geolocalização contra fraude

Geolocalização contra fraude

Em essência, quando alguma compra for feita no seu cartão de um local distante de onde você se encontra, o Nubank poderá rejeitar a transação e evitar dores de cabeça para seu cliente. A operadora de cartões afirma que, caso o usuário não queira fornecer sua localização, ele pode revogar a permissão no momento da instalação ou nas configurações do sistema. Com essa permissão, será possível a qualquer momento coletar dados do seu histórico de localização e, com isso, enriquecer os seus dados, tornando suas compras mais seguras, e também conhecer melhor o seu perfil de uso para ajustar o seu limite no futuro.


BMW Motorrad iParts

BMW Motorrad iParts

A BMW anuncia que 250 revendedores espalhados pelo mundo foram escolhidos para terem uma impressora 3D para peças de reposição, ou seja, sem estoques de peças prontas, mas com uma impressora 3D e insumos para fabricação de qualquer peça. Imagine-se fazendo aquela viagem de moto pelo interior do país e a alavanca do câmbio é destruída numa queda de pequenas avarias. Como consertar? Você poderia procurar uma das 250 revendedoras e elas imprimiriam a peça na hora.

Adotar uma mentalidade ágil, flexível e com coragem para testar novas abordagens e novas ideias representa uma mudança cultural e comportamental profunda.

Em um mundo em constante transformação, empresas engessadas em processos e com crenças rígidas e alicerçadas na história e no “sempre foi assim” terão maior dificuldade em se adaptarem ao futuro. Adotar uma mentalidade ágil, flexível e com coragem para testar novas abordagens e novas ideias representa uma mudança cultural e comportamental profunda. Independentemente do tamanho, todas as empresas precisam adotar maior flexibilidade na sua mentalidade e na forma de atuação, comportando-se similar a uma Start Up.

Criar iniciativas recorrendo às metodologias ágeis, como Scrum, Agile e Grwth Hacking, para acelerar a resposta da empresa é um caminho possível. A capacitação dos colaboradores com esses diferentes métodos e ferramentas darão apoio para as empresas se adaptarem e terem a flexibilidade necessária em relação ao mercado.

Atualmente, existem

27

Insurtechs

(Startups focadas em oferecer soluções de negócio para o Setor de Seguros) atuantes no mercado brasileiro


Fonte: Conexão Fintech 2017

Hims

Hims

Faz parte de uma nova safra de startups que praticam venda direta ao consumidor de medicamentos sob receita, operam pela internet e são voltadas aos homens. Enquanto empresas como Keeps e Roman se concentram em um único problema de saúde (perda de cabelo e disfunção erétil, respectivamente), a Hims quer construir uma marca para homens vendendo medicamentos para vários problemas diferentes, desde disfunção erétil até casos como acne.

Criada em 2017, a Hims possibilita que os homens obtenham uma receita médica após uma rápida consulta com um médico pela internet. Os remédios são fornecidos por meio de uma rede de farmácias e enviados em caixas limpas e discretas para evitar constrangimentos ou vergonha.


Evereden

Evereden

A marca de produtos de cuidados com a pele para bebês chega ao mercado unindo-se ao crescente movimento para tornar os produtos de beleza mais seguros. A empresa possui aspirações globais, na esperança de explorar os mercados asiáticos e australianos, além da América do Norte. A fundadora Kimberley Ho viu uma oportunidade no seu cotidiano, já que sempre que ia para a Malásia, seus amigos imploravam que ela levasse shampoos e sabonetes não tóxicos, já que esses produtos não estavam disponíveis lá. Ela decidiu que havia uma oportunidade de lançar uma nova marca.

Os produtos Evereden - incluindo sabonete líquido, protetor solar e creme para fraldas - são formulados com informações dos médicos de Stanford e Harvard. Ho usa ingredientes como suco de folha de aloe para aliviar a vermelhidão da pele e óleo de semente de girassol para proteger a barreira da pele. A linha é projetada para ser acessível, com preços que variam de US$21 a US$27, que é mais barato do que marcas de luxo. Os produtos já estão disponíveis no site da marca, e estarão disponíveis em breve em lojas de todo o mundo.

A geração e o compartilhamento de informação aumentam, já que essas informações estão cada vez mais acessíveis para todos.

Com o crescente aumento da conectividade, mais pessoas no mundo passam a “viver online” e interagir mais. A geração e o compartilhamento de informação aumentam, já que essas informações estão cada vez mais acessíveis para todos. Usar esses dados e ferramentas relacionadas ao seu tratamento e gestão para antever as melhores formas de gerir recursos (naturais, econômicos e financeiros, a nível nacional, regional e até pessoal) fará a diferença no sucesso empresarial.

Aproveitar a elevada disponibilidade de informação para gerar conhecimento ativo e aplicável no fortalecimento das relações com clientes e na melhor gestão de recursos proporcionará mais eficácia e mais vendas. Fortalecer a análise de dados para melhorar e antecipar as entregas a clientes também será um diferencial, uma vez que as empresas podem integrar a Big Data com todos os departamentos internos e externos da empresa.

43%

dos consumidores

entrevistados concordaram que trocariam dados pessoais com empresas para economizar dinheiro por meio de promoções, descontos ou negócios personalizados


Fonte: YouGov 2018

Super Test-Drive Center

Super Test-Drive Center

A Ford e a Alibaba criaram um sistema que imita o de máquinas de vendas, mas em tamanho grande, para que usuários possam testar os carros da Ford. O “Super Test-Drive Center” funciona através do aplicativo Tmall e não conta com funcionários físicos. Os usuários selecionam o modelo de carro que estão interessados, agendam um horário e fazem uma selfie para que a máquina de vendas possa reconhecê-los quando pegarem o carro para um test drive. A Alibaba diz que, após a identidade do cliente ser confirmada, o carro é liberado pelo sistema – um processo que leva menos de 10 minutos, segundo a companhia. Os usuários podem dirigir o carro por três dias. Os testes são gratuitos para os clientes que possuem uma pontuação de crédito de 700 ou mais; já os que tem uma pontuação menor precisam pagar para fazer o test drive.

A evolução rápida da tecnologia, cada vez mais acessível em termos de valor e complexidade, tem transformado mercados, empresas e principalmente as pessoas.

A tecnologia é um meio à serviço da melhoria transversal das empresas, dos negócios, da sociedade e da vida das pessoas, para que todos possam ganhar com isso, a médio e longo prazos. A evolução rápida da tecnologia, cada vez mais acessível em termos de valor e complexidade, tem transformado mercados, empresas e principalmente as pessoas. A velocidade de produção e difusão de informação tem impactado e continuará a impactar a forma como as empresas desenvolvem os seus negócios e se relacionam com os seus públicos.

Neste sentido, existe a oportunidade de aplicar o conhecimento atualmente disponível para a criação, facilitação e implementação destas tecnologias, com conteúdo relevante para clientes e para a sociedade. Uma prática que vem se tornando cada vez mais comum entre empresas é testar labs e iniciativas de adoção tecnológica que ajudem a aprimorar o dia a dia da empresa.

Nos últimos 100 anos, a expectativa de vida humana mais do que

duplicou

a renda per capita média

triplicou

e a mortalidade infantil caiu cerca de

10vezes.


Fonte: Singularity University 2018

Tecidos e orgãos de impressão 3D

Tecidos e orgãos de impressão 3D

A comunidade médica está sempre à procura de inovações – biomédicas e tecnológicas - para melhorar a vida dos pacientes. A impressão 3D é apenas uma das muitas interseções de saúde e tecnologia, e que agora está mudando a maneira como os cirurgiões operam. Sabe-se que as listas de espera para transplantes de órgãos são muito longas, podendo levar de três a cinco anos até que um órgão esteja disponível. Felizmente, tudo isso pode mudar com a ajuda da impressão 3D. De acordo com a Fast Company, os bioengenheiros do Instituto Wake Forest de Medicina Regenerativa estão desenvolvendo um sistema para tecidos e órgãos de impressão 3D que podem ser usados para transplantes. Espera-se que este avanço médico resolva a escassez de tecidos e órgãos, que atualmente faz com que um paciente morra a cada 30 segundos no mundo.


Blockchain+Veículos Autônomos

Blockchain+Veículos Autônomos

O blockchain introduz o conceito de um livro-razão transparente e descentralizado, onde os dados podem ser verificados e armazenados de forma segura. Essa tecnologia poderia ajudar os carros sem motorista a verificar a exatidão dos dados quando eles o coletassem do ambiente, o que significa que a margem de erro seria mínima. A aplicação do blockchain na tecnologia de carros autônomos não só evitará acidentes, mas também garantirá aos usuários que seus dados pessoais estão seguros. No modelo tradicional, os hackers podem acessar facilmente os dados dos usuários, como seus nomes, endereços e detalhes de pagamento, e usá-los contra eles.

Em um contexto de mundo conectado, é possível afirmar que “se algo não está na internet, é porque não aconteceu”.

Em um contexto de mundo conectado, é possível afirmar que “se algo não está na internet, é porque não aconteceu”. Isto significa que o mundo digital tem se sobreposto ao físico, onde muitas vezes, mais importante do que viver um momento, é preciso postá-lo e compartilhá-lo com a sua comunidade de seguidores. As vidas estão sendo vividas em maior parte dentro de redes sociais, do que nos moldes físicos. E, apesar dessa realidade ser muitas vezes criticada, é fato que o mundo digital tem assumindo a prioridade e a relevância na vida das pessoas, onde tudo indica que o mundo caminha para um contexto 100% digital.

Estruturar a transformação digital da empresa em todos os pontos de trabalho e atuação é essencial. Mesmo que, em muitas vezes, o seu cliente prefira um contato físico e pessoal, é preciso estar preparado para atender aqueles que estão inseridos dentro deste mundo digital.

No Brasil, o BNDES estima uma movimentação de

US$132bi

na economia brasileira por meio de iniciativas de IoT (internet das coisas) até 2025.


Fonte: BNDES 2018

Atelier des Lumières

Atelier des Lumières

Espaço cultural parisiense dedicado à arte digital, apresenta uma viagem imersiva em torno dos principais representantes da cena artística vienense, entre os quais estão Gustav Klimt, um dos grandes pintores decorativos dos monumentos da Ringstrasse da Viena imperial do final do século XIX. Por conta do centenário de sua morte, suas obras ganharam vida com música no espaço de projeção XXL da antiga fundição.

A exposição imersiva apresenta as obras que fizeram a singularidade e o sucesso de Klimt: seu período áureo, seus retratos e suas paisagens. A imersiva exposição também apresenta obras de importantes artistas vienenses, como Egon Schiele e Friedensreich Hundertwasser, influenciados pelo trabalho de Klimt. Impulsionada pela efervescência artística característica do final do século XIX, Schiele faz parte de uma nova forma de representação da paisagem urbana e do corpo humano. Quanto a Hundertwasser, cujo 90º aniversário celebraremos em 2018, sua arte infunde suas construções arquitetônicas e suas pinturas com uma dimensão simbólica.

Clique aqui para ver o case.


Cantora virtual Hatsune Miku abre shows de Lady Gaga

Cantora virtual Hatsune Miku abre shows de Lady Gaga

A estrela holográfica japonesa se apresenta em cenário 3D com músicos, em turnê para Japão, Austrália e Europa. Hatsune Miku é fruto da colaboração de criadores de sintetizadores vocais e programas de imagens digitais, de um desenhista de mangá e de uma comunidade de fãs de tecnologias que a transformaram em musa, que já abriu shows para Lady Gaga, grande artista pop.


Beetools

Beetools

A proposta da Beetools é transformar o ensino de idiomas por meio da realidade virtual e do processo de sala de aula invertida. A lição de casa será feita por meio do Aplicativo. Aqui, é utilizada a tecnologia de Inteligência Cognitiva Watson (da IBM) que registra os resultados de cada aluno, gera feedbacks e relatórios de desempenho. Após essa parte, é o momento da utilização dos óculos VR, onde o aluno será imerso em uma cena do cotidiano na qual terá que usar na prática tudo o que aprendeu, sendo que nesta parte o aluno fará parte de um seriado.

Foi criado um sistema de storytelling em realidade virtual que pode ser melhor definido como “storyliving”, onde em cada aula o aluno será um personagem de uma nova história que está conectada à anterior. Na última parte da aula, ele tem um momento exclusivo com o professor, que terá um relatório em tempo real com os resultados de todos os exercícios feitos pelo aluno. Desta forma, o professor consegue identificar possíveis dificuldades do aluno e resolvê-las com mais eficiência.

Fale com a gente!

Envie críticas, sugestões e comentários!
Toda ideia é muito bem vinda!