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O ESTUDO

A Liberty Seguros realiza pelo terceiro ano sua pesquisa para entender a relação dos brasileiros com suas cidades e ações sustentáveis. A estudo, intitulado “Humanização das Cidades”, propõe uma análise da relação dos habitantes com as suas cidades sob três aspectos ligados à sustentabilidade: economia, meio ambiente e sociedade.

Os dados foram coletados, em parceria o Instituto Teor Marketing, que entrevistou - por meio de um aplicativo de smartphone - mais de mil pessoas nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Salvador, Curitiba e Belo Horizonte.

Os entrevistados estão distribuídos da seguinte forma:



Classe A > 33%

Classe B1 > 26%

Classe B2 > 32%

Classe C1 > 9%



Para os entrevistados, uma cidade sustentável para o futuro é composta por:

  • Cidade próspera

  • Pessoas como prioridade

  • Meio ambiente conservado

Uma cidade em que todos – a sociedade em geral – são responsáveis pela construção de um futuro melhor.

98% dos entrevistados

realizam algum tipo de ação sustentável em casa ou no trabalho e muitos acreditam que conscientizar e educar as pessoas é a melhor forma para se aproximar de uma cidade sustentável e com pessoas mais engajadas.

Transporte ideal

para as futuras gerações

A escolha pelo transporte público reflete, além de um desejo de se locomover com mais rapidez, uma opção com mais potencial para diminuir a poluição e o trânsito das cidades. Fica clara uma preocupação dos entrevistados por um futuro e um lugar mais sustentável para se viver.

O TRANSPORTE PÚBLICO é o modelo ideal para 2/3 dos entrevistados. Os principais motivos são: causa menos trânsito, é mais rápido e menos poluente..

75%

das pessoas, acima de 31 anos, acreditam no transporte público como ideal para sua cidade.

O uso de bicicletas cresceu entre as classes B e C1.

63%

dos ciclistas já acreditam usar o meio de transporte ideal para as futuras gerações.



Moradia ideal

para as futuras gerações

A cidade ideal trará mais facilidades e menos trânsito, fazendo com que as pessoas possam realizar todas suas tarefas próximas a sua casa, mesmo que essa moradia seja menor.

Os principais fatores pontuados pelos entrevistados sobre a moradia ideal são: menos tempo no trânsito, mais conforto, sustentabilidade e economia.

57%

dos entrevistados que ainda não vivem na moradia ideal estão dispostos a fazer mudanças. Em 2015, 43% das pessoas trocariam uma casa maior ou mudariam de emprego ou estudo para viver no local ideal.

21%

acreditam que já moram no local ideal.



Consumo ideal

para as fururas gerações

Imaginando modelo de consumo e economia da cidade ideal para as futuras gerações, identificamos um equilíbrio entre a preferência pelo comércio online e pelo comércio físico

Diferente do que acontece com o transporte e moradia, a forma de consumo atual já está mais próxima da ideal e um dos motivos é o conforto.

39%

das pessoas realizam compras online.

36%

preferem comprar no comércio local.

Os homens preferem o comércio online, enquanto as mulheres optam mais pela compra em comércio local e físico, por conta da interação social.




Ações sustentáveis para o futuro e o papel das pessoas para as futuras gerações

A maioria dos entrevistados acredita que a conscientização e educação podem ajudar as cidades a se tornarem mais sustentáveis, com pessoas cada vez mais engajadas.

58%

das pessoas preferem realizar algum tipo de ação a esperar que alguma mudança aconteça por outros meios.

  • Uma iniciativa da Liberty Seguros